COMPARTIR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O desenvolvimento da quinta geração de tecnologia móvel (5G) não apenas expandirá os serviços móveis de banda larga, mas conectará diferentes objetos e dispositivos que oferecem oportunidades para diferentes setores verticais. Estas oportunidades de uso da nova geração móvel são explicadas no relatório “Comunicações 5G para a automação em domínios verticais”, extraído do estudo da 5G Americas, publicado no Brecha Zero.

A 5G conta com capacidade de oferecer os requisitos exigentes e diversos a respeito da latência, das velocidades de dados, da disponibilidade, da confiabilidade que são necessárias para a automação em domínios verticais. Desta forma garantem comunicações seguras entre maquinas e conexões não humanas que irão servir para potencializar diferentes setores que compõem a “Indústria 4.0”.

Para que os novos processos de produção possam ser realizados de forma eficiente é necessário que exista conectividade, e sua integração à Internet das Coisas (IoT) pode potencializar os serviços oferecidos para a fabricação industrial. Assim, a 5G é capaz de facilitar integração vertical e horizontal sem interrupções para toda a cadeia de valor e todas as camadas de automação.

A 5G oferecerá condições de conectividade necessárias para que a comunicação entre máquinas, pessoas e objetos permitam potencializar distintos mercados verticais. É importante que os governos da região tomem nota da revolução produtiva que supõe a 5G, para que os diferentes mercados tenham condições necessárias para seu desenvolvimento, em particular em termos de maior quantidade de espectro radioelétrico e facilidades para o desenvolvimento de infraestrutura”, explicou Jose Otero, Direto para América Latina e Caribe da 5G Americas.

A possibilidade de potencializar segmentos como o transporte público ferroviário, a automação de edifícios, a produção industrial, saúde, cidades inteligentes, distribuição de energia elétrica e a geração de energia central é uma das vantagens que a 5G apresenta nos serviços verticais. Particularmente da combinação com IoT e diferentes aplicações que visam melhorar as condições produtivas.

COMPARTIR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

NO COMMENTS

DEJAR UN COMENTARIO