COMPARTIR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Seguindo sua estratégia de impulsionar a inovação, a Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, está apoiando a 7aedição do Campus Mobile, iniciativa do Instituto NET Claro Embratel, com realização do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da USP. Juntas, as instituições visam fomentar o espírito empreendedor nos jovens universitários, além de assegurar a inovação na área de mobilidade no País.

Neste ano, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver suas soluções utilizando o EUGENIO, plataforma de IoT da Logicalis. Trata-se de uma plataforma completa, baseada em padrões abertos e hospedada em nuvem, cujo objetivo é acelerar o desenvolvimento de projetos de internet das coisas, resolvendo questões relativas a coleta, armazenamento, análise e ação sobre os dados gerados por smart devices. Atualmente, 16 grupos inscritos no programa já estão desenvolvendo seus projetos com base na tecnologia.

“Nesta edição temos várias propostas que envolvem o desenvolvimento de sensores inteligentes conectados. Ter uma plataforma que permite gerenciar a coleta de dados e fazer análise das informações certamente impulsiona o avanço dos projetos mais rapidamente,” diz Alexandre Martinazzo, do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP.

A participação da Logicalis no concurso, no entanto, vai além do apoio tecnológico aos estudantes. A empresa também está participando por meio de palestras sobre as funcionalidades do EUGENIO; seus executivos participaram de sessões de mentoria para orientar os trabalhos em andamento, e também participarão da banca avaliadora que selecionará os grupos vencedores. Ao todo, 14 funcionários estão envolvidos na iniciativa.

“Esta é uma oportunidade para promovermos a inovação e para apoiar a comunidade acadêmica. Iniciativas como a Campus Mobile vão ao encontro da missão da Logicalis de transformar a sociedade por meio da tecnologia,” diz Fabio Hashimoto, diretor de software services da Logicalis.

Os estudantes puderam inscrever seus projetos em quatro categorias: Educação, Diversidade, Smart Cities e Smart Farms. O concurso, que começou em setembro de 2018, inclui em sua programação palestras com especialistas do segmento, aulas online e uma semana presencial, na Universidade de São Paulo (USP), para o desenvolvimento dos protótipos. Os melhores trabalhos em cada categoria ganharão uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, principal polo de inovação em tecnologia do mundo.

“A cada ano cresce o número de empresas parceiras do Campus Mobile. Isso nos alegra por muitos motivos: termos a oportunidade de mobilizar saberes e recursos para tornar a experiência cada vez mais enriquecedora para os jovens empreendedores, consolidarmos a semana presencial como uma grande vitrine de mercado para os projetos – que buscam apoio e investimento, e, finalmente, perceber que a seriedade do trabalho realizado por nós junto com o Laboratório de Sistemas Integráveis da USP já se tornou referência nacional de incentivo à inovação e ao empreendedorismo no mercado de tecnologia e inovação,” comemora Flávio Rodrigues, gerente de projetos do Instituto NET Claro Embratel.

COMPARTIR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

NO COMMENTS

DEJAR UN COMENTARIO