CI&T recebe premiação na sede da ONU nos EUA

Multinacional brasileira, especializada em transformação digital de grandes empresas, recebeu prêmio de Reconhecimento Global na ONU por “Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência”. Instituto CI&T, criado para aperfeiçoar a capacitação de pessoas com deficiência, está entre as iniciativas da companhia.

Durante um evento, em Nova Iorque na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12), a CI&T, multinacional especializada em transformação digital de grandes marcas com presença mundial, recebeu o Prêmio Reconhecimento Global: “Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência – 2018”, com destaque na categoria “Protagonismo” por sua iniciativa: o Instituto CI&T.

A premiação na ONU traduz a construção de um futuro promissor às pessoas com deficiência e uma geração de empresas mais bem preparadas e empenhadas na promoção de ambientes inclusivos de trabalho. “Buscamos criar projetos sustentáveis para que as pessoas com deficiência possam ter plenas condições de trabalhar e de se desenvolver em nossos ambientes de trabalho, de forma inclusiva e autônoma”, disse Marília Honório, gerente de pessoas da CI&T, nos Estados Unidos. “Além do Include Day, que é o nosso evento com desafio tecnológico para capacitação e contratação de pessoas com deficiência, criamos o Instituto CI&T, voltado ao aprendizado de tecnologias para esses profissionais. Somos uma companhia afortunada e composta por profissionais especialmente qualificados em tecnologia e, com o Instituto, usamos nossas habilidades para influenciar vidas positivamente ao desenvolver pessoas e empoderá-las em suas carreiras. Ensinamos tecnologia para quem não teria essa oportunidade, em um outro lugar”, completou.

De acordo com Marília Honório, o Instituto nasceu do desejo da CI&T de ampliar as práticas de inclusão de pessoas com deficiência na companhia. “Muitos dos nossos colaboradores, contagiados pela missão da CI&T de desenvolver pessoas, tinham o desejo de apoiar projetos como este que engajam a sociedade. O Instituto traduz a cultura e os valores da CI&T: Colaboração, Inovação e Transformação. É impossível inovar sem diversidade e inclusão. Vivemos em uma época de grandes e positivas transformações na sociedade. Não há dúvidas de que este será o século da diversidade, onde o redesenho do comportamento humano resultará em uma sociedade que não apenas aceita, mas se inspira nas diferenças”, destacou.

A CI&T está constantemente contratando pessoas para suportar seu crescimento contínuo no mercado global. Atualmente, tem mais de 60 vagas abertas, incluindo inúmeras oportunidades para pessoas com deficiência. A companhia oferece um ambiente de trabalho inovador e multicultural, com respeito independentemente da expressão de gênero, idade, deficiência, raça e religião. “Este ano cerca de 40 pessoas com deficiência foram contratadas. Elas podem se candidatar para diversos cargos na companhia, incluindo os de liderança, desenvolvimento e testes de softwares, suporte à análises de dados, designers, entre outros. Para ocupar essas posições, propomos uma combinação entre as habilidades dos candidatos aprovados e as oportunidades disponíveis”, comentou Patrícia Delsoto, gerente de recursos humanos da CI&T no Brasil.

Prêmio na ONU: apoio a um futuro promissor às pessoas com deficiência

Esta é a segunda edição da premiação que, de iniciativa da SEDPcD/SP (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência), e realização da SEDPcD e do CTI (Centro de Tecnologia e Inovação), ambas as instituições do Governo do Estado de São Paulo, atuando em parceira com a Missão Permanente do Brasil junto à ONU. O reconhecimento é um incentivo às empresas, nacionais e estrangeiras, que ampliam seu quadro de colaboradores por meio de estratégias de criação e manutenção participativa, produtiva e oportunidades igualitárias em seu ambiente de trabalho pautadas por valores humanos para pessoas com deficiência.

O prêmio considerou boas práticas baseadas nos seguintes critérios: acessibilidade, cultura organizacional, gestão, recrutamento e seleção, e protagonismo. Além disso, avaliou o tempo de implantação e a viabilidade, o impacto e alcance da prática, a promoção da política para o processo de inclusão de profissionais com deficiência na empresa, bem como o potencial de multiplicação da iniciativa.

Neste contexto, o Instituto CI&T foi destaque na categoria “Protagonismo”. Desde a implantação, o Instituto já beneficiou 50 pessoas com deficiência. Ao longo deste ano,  foram seis turmas com foco em treinamentos de tecnologias, realizados nas cidades de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).

Instituto CI&T: oportunidade para aperfeiçoar o aprendizado

A CI&T lançou, em dezembro de 2017, um programa para a formação de talentos: o Instituto CI&T. O projeto tem foco no ensino de tecnologias, visando aperfeiçoar o aprendizado de pessoas com deficiência que tenham interesse em atuar na área. Os cursos têm inscrição gratuita e são realizados no Prisma, sede da CI&T em Campinas (SP) e também na filial da multinacional brasileira, em Belo Horizonte (MG).

As aulas são ministradas pelos próprios colaboradores voluntários da CI&T, que produzem o material de ensino. Uma delas, por exemplo, foi criada especificamente para pessoas com autismo que aprenderam sobre garantia da qualidade (Quality Assurance) em projetos de tecnologia.

“Ao longo deste ano, o Instituto CI&T buscou realizar seis cursos para capacitar cerca de 50 pessoas, totalizando aproximadamente 100 horas de capacitação. Além de ser reconhecido com um certificado, o aluno participa de uma formatura junto com seus familiares para celebrar essa conquista”, enfatizou Patrícia Delsoto.