COMPARTIR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

TyN Magazine desde Futurecom, San Pablo. A Nokia foi escolhida pela distribuidora brasileira de energia elétrica Elektro, parte do grupo Neoenergia/Iberdrola, para implantar uma rede privada de banda larga sem fio LTE que aumente a confiabilidade e a eficiência da rede elétrica na cidade de Atibaia e arredores, no estado de São Paulo. A rede, primeira do gênero no Brasil, atenderá a mais de 75.000 residências e empresas na região.

A rede 4G LTE será implantada na faixa de frequência de 3,5 Gigahertz (GHz), a primeira instalação do tipo na América do Sul. A rede conectará equipamentos de rede, medidores inteligentes, subestações e fontes de geração de energia distribuídos em toda a área de serviço, permitindo a automação da rede por meio da troca de informações em tempo real entre os dispositivos e o Centro de Operações da Elektro, em Campinas. Mais ainda, será possível identificar rapidamente a origem dos eventos na rede elétrica, para uma rápida restauração em caso de falha, até mesmo para evitar a ocorrência de interrupções, garantindo um serviço de alta qualidade para os clientes da Elektro.

Para o projeto, a Nokia fornecerá à Elektro a solução Nokia AirScale Single Radio Network (SRAN), que inclui estações base (eNodeBs), Enhanced Packet Core (Core de Rede)  e CPE (Customer Premises Equipment). A Nokia também fornecerá serviços, desde o projeto da rede à sua implantação, integração do sistema, operação assistida, manutenção e treinamento.

O acordo se baseia no forte histórico da Nokia de fornecimento de redes de missão crítica para as concessionárias de energia e marca a sólida posição da empresa no emergente mercado de redes privadas LTE. Ele também destaca o avanço da estratégia da Nokia de expandir sua base de clientes para além da esfera tradicional de telecomunicações, foco importante dos esforços de diversificação da empresa.

Mario Ruiz-Tagle, presidente da Neoenergia, disse: “A Neoenergia está comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a total digitalização de suas redes. O projeto em Atibaia é um esforço pioneiro aqui no Brasil e proporcionará maior eficiência de energia para trazer maior qualidade e economia aos nossos clientes. É igualmente importante o fato de que o projeto permitirá, no futuro, que recursos de energia distribuída sejam introduzidos, tais como a geração fotovoltaica e veículos elétricos, ao mesmo tempo em que fornecerá as comunicações necessárias de nossa transformação em novos modelos de negócios”.

“O projeto de implementação de rede privada  LTE fornecerá conectividade em grande escala, ampla cobertura, além  de grande largura de banda, itens necessários para que a Elektro melhore ainda mais sua rede de distribuição, tornando-a  mais inteligente. É uma solução preparada para o futuro, fornecendo um caminho de evolução até a tecnologia 5G, que oferecerá uma série de recursos adicionais para acompanhar o ritmo acelerado do mercado de operadores de energia”, Osvaldo Di Campli, vice-presidente da Nokia para a América Latina.

COMPARTIR:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

NO COMMENTS

DEJAR UN COMENTARIO